Os mecanismos de regulação da Pressão Arterial podem ser de 3 tipos: regulação em curto prazo, médio prazo e a longo prazo.
1. A curto prazo ou de rápida resposta e realizam a manutenção da PA normal. são : os baroreceptores e os quimioreceptores.
Os baroreceptores são localizados principalmente nos seios carotídeos. Sempre que a parede carotídea é tensionada, o nervo do seio carotídeo, ramo do glossofaríngeo (IX par), estimula áreas inibitórias no centro vasomotor e este último, o sistema nervoso autônomo, o qual, pelas vias eferentes vagais, reduz a pressão arterial. Os baroreceptores são sensíveis somente às variações da pressão arterial média e se adaptam em um a três dias ao novo sistema de pressão.
Os quimioreceptores estão intimamente associados aos baroreceptores , mas em vez dos receptores do estiramento que iniciam a resposta , as células respondem à falta de O2 , CO2 em excesso e de H+.
Temos ainda outro mecanismo que é a resposta isquêmica do sistema nervoso central. Esses 3 mecanismos citados apresentam respostas em segundos.
2. A médio prazo – são as ações dos hormônios circulantes tais como as catecolaminas, endotelinas, prostaglandinas, óxido nítrico, angiotensina e outros. Nesse caso após alguns minutos o controle da pressão exibe respostas significativas.
3. A longo prazo – diferem daqueles de ação rápida porque é um mecanismo não adaptativo, e provê um efeito regulatório sustentado. O rim é o centro desse sistema de regulação, controlando a volemia pela absorção de sódio e água, e é influenciado pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona. São necessárias algumas horas para apresentar qualquer resposta significativa.
Nossa pressão arterial é mantida em níveis normais as custas de sofisticado mecanismo de controle que envolve o Sistema Nervoso, Sistema endócrino, os rins e o coração.Como foi citados nos mecanismos acima.
O cérebro recebe informações de vários sensores de pressão(baroreceptores) localizados na parede de várias artérias do corpo. Caso haja uma variação brusca da pressão, suponhamos que o indivíduo levante-se, pela ação da gravidade o sangue irá se acumular nas partes mais baixas e imediatamente é enviado estímulos para o coração para que ele se contraia mais vezes e que cada contração se faça com maior vigor. Simultaneamente são enviados estímulos para as artérias e veias para que elas se contraiam reduzindo assim o seu diâmetro e consequentemente a pressão volte a subir.
Outro fator importante na regulação da pressão arterial é o volume de sangue dentro do sistema vascular. Quanto mais líquido, no caso o próprio sangue, maior a pressão. O acúmulo de água em nosso corpo é determinado entre outras coisas pela concentração de sódio. O mesmo sódio do sal de cozinha.
O hipertenso não tem um controle da PA, que é uma questão multifatorial mas é uma doença silenciosa. Suas manifestações são conseqüência de complicações.
terça-feira, 20 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Adorei... Resposta maravilhosa!!!
Nota 10
Dafne
OI Dafne meu nome é Fábio sou educador físico e estou fazendo uma pós em rebilitação cardiaca e grupos especias estava procurando esses mecanimos reguladores vc poderia me informar o livro ou fonte em que você usou para essa informação se possivel me manda por e-mail fabiomurilo9@hotmail.com. Antecipadamente muito obrigado e fica com "Deus"
Postar um comentário