terça-feira, 20 de maio de 2008

FICHAMENTO

Título:
Hipertensão arterial sistêmica: atualidades sobre sua epidemiologia, diagnóstico e tratamento / Systemic hypertension: latest information on its epidemiology, diagnosis and treatment

Autores:
Corrêa, Thiago Domingos; Namura, José Jorge; Silva, Camila Atallah Pontes da; Castro, Melina Gouveia; Meneghini, Adriano; Ferreira, Celso.

Referências Bibliograficas:
Biblioteca virtual de saúde - BVS

Resumo:
A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica com alta prevalência na população brasileira e mundial, com elevado custo econômico-social, principalmente em decorrência das suas complicações. Estima-se que exista cerca de 1 bilhão de indivíduos hipertensos no mundo, sendo a hipertensão arterial responsável por aproximadamente 7,1 milhões de óbitos por ano. Dando ênfase ao seu controle e tratamento precoces, a classificação da hipertensão arterial foi recentemente modificada pelo Seventh Report of the Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure. A adoção de hábitos de vida saudáveis por todas as pessoas é essencial para a prevenção da hipertensão arterial, sendo indispensável como parte do tratamento para indivíduos hipertensos. A droga de escolha para a maioria dos pacientes portadores de hipertensão arterial primária é um diurético tiazídico. Foi realizado levantamento bibliográfico em bases de dados eletrônicos sobre o tema estudado em março de 2005. Das publicações encontradas, foram utilizadas as que apresentavam os maiores níveis de evidência. Devido a notável prevalência da hipertensão arterial em nosso meio e da necessidade de uma abordagem correta desses pacientes pelos profissionais de saúde, tivemos como objetivo sistematizar o conhecimento atual sobre aspectos epidemiológicos, diagnósticos e terapêuticos da hipertensão arterial.(AU)

Conclusão do autor: O autor conclui que a hipertensão arterial é uma doença que vem acometendo grande parte da população e que deve ser tratada precocimente bons hábitos de saúde e um acompanhamento constante e adequado do profissional de saúde para uma abordagem correta dos pacientes.

Comentários do leitor:
O artigo é interessante porque nos alerta para uma doença silenciosa e que vem aumentando a cada dia sua prevalência na população brasileira e mundial e com altas taxas de mortalidade também. Que todos devemos ter uma vida regada por hábitos saudável,como fazer exercícios e
os hipertensos devem manter sempre o controle da doença tratando da melhor forma possível.Cabendo ainda ao profissional de saúde sempre se informar sobre o assunto para atuar quando necessário com algum hipertenso.

O artigo é uma complementação do que já foi abordado sobre hipertensão e regulação da PA no blog,pois ressalta ainda mais a importância do controle e prevenção da doença pela população como uma todo.

Nenhum comentário: