terça-feira, 20 de maio de 2008

INFORMAÇÕES OBTIDAS NA ANVISA

Registrado mais um genérico para hipertensão

A Anvisa concedeu hoje registro para mais um medicamento genérico indicado no tratamento da hipertensão. Trata-se do anti-hipertensivo e diurético cloridrato de amilorida + hidroclorotiazida, que tem como referência o Moduretic (Prodome), e será produzido pelo laboratório Hexal do Brasil.O genérico vai custar 64,9% menos que o de referência. A caixa com 30comprimidos será vendida a R$ 6,05. Já o Moduretic custa R$ 9,31 (preço nos estados onde a alíquota de ICMS é de 17%).
Atualmente, existem sete genéricos diferentes (princípios ativos) para otratamento da doença e dois diuréticos que também auxiliam no controle da hipertensão. A diversidade de genéricos anti-hipertensivos já é suficiente para atender as necessidades de prescrição médica e representam uma opção real de medicamento de qualidade com preços mais acessíveis.
Campanha - Segundo as estimativas do Ministério da Saúde, aproximadamente 12 milhões de brasileiros são portadores de hipertensão. Esse número será conhecido com mais precisão depois da realização da Campanha Nacional de Detecção de Hipertensão Arterial, organizada pelo ministério até 14 dezembro. Na população-alvo da campanha, que procura mobilizar o exame em pessoas a partir de 40 anos, a prevalência da doença é de 43%.
No Brasil, as doenças do aparelho circulatório têm o maior índice demortalidade, com 225 mil mortes por ano (27% do total). Desse total,destaque para a hipertensão arterial - relacionada a aproximadamente 25% dos casos de diálise por insuficiência renal crônica terminal, 80% dos derrames e 60% dos infartos do miocárdio.

Nenhum comentário: